Curso Intensivo de Endoscopia Digestiva Alta Diagnóstica

O curso prático de endoscopia digestiva alta da clínica SERVIDDA foi criado com o objetivo de fornecer treinamento descomplicado ao médico interessado em ingressar na atividade da endoscopia digestiva alta de uma maneira objetiva e focada na técnica, preenchendo uma carência de cursos com essa característica no mercado regional e brasileiro.

Pré- requisitos:  Ser médico e estar devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina do seu estado, comprovando através do envio da cópia da carteira do CRM no momento da inscrição.

 

 O curso da clínica SERVIDDA é um treinamento essencialmente prático, tendo como objetivos proporcionar habilidades suficientes para o médico realizar com segurança um exame de boa qualidade, bem como familiarizar-se com os achados mais comuns da prática endoscópica diária, oferecendo ao aluno ferramentas para a interpretação dos achados baseados no conhecimento atual e ainda incentivá-lo ao estudo diário e busca contínua do conhecimento.

Por ser um treinamento intensivo em curto período, não se propõe, em hipótese alguma, esgotar ou contemplar a vasta gama de patologias digestivas existentes, nem tampouco se constitui num curso de especialização,  devendo o aluno para tal fim submeter-se aos requisitos da sociedade para obtenção do título de especialista ou área de atuação.  Outrossim, tem por objetivo fornecer as habilidades necessárias para manter-se em constante aquisição de conhecimentos e evolução.

Também objetivamos passar ao aluno questões práticas do dia-a-dia quanto à organização logística de um serviço independente de endoscopia, compartilhando conhecimentos e aprendizados adquiridos na criação e gestão da SERVIDDA nos vários anos de existência da clínica, oferecendo mecanismos básicos para incentivar o empreendedorismo na saúde.

No período previsto de aprendizado o aluno inicialmente irá se familiarizar com a rotina endoscópica, indicação, preparo, sedação, contraindicações à endoscopia. A familiaridade técnica com todos os equipamentos e insumos relacionados com o exame serão mostrados “in loco”. O aluno desde o primeiro dia já manuseará o endoscópio, a introdução será feita pelo preceptor, e este orientará as manobras básicas e a retirada do aparelho. Com o avanço dos exames, em poucos dias o aluno adquirirá habilidades que o permitam a introdução do endoscópio, este momento será avaliado caso a caso, a critério do preceptor, ponto normalmente mais crítico da mecânica do exame, juntamente com a intubação pilórica. Os achados patológicos serão salientados e ilustrados com bibliografia quando apropriados, no momento do exame, acreditamos que isso reforce a fixação dos mesmos e motive o aluno a fazê-lo na sua prática profissional posterior. As classificações dos achados patológicos mais importantes estarão fixadas em murais bem visíveis na sala de exames, disponíveis para consulta durante cada endoscopia realizada. O curso conta com 1 aluno por turma, o que qualifica o aprendizado e melhora a atenção ao aluno. Também será oferecido o manuseio do sistema de captura e confecção de laudos de acordo com as recomendações da nossa sociedade de especialidade. O aluno também realizará práticas relacionadas à desinfecção dos equipamentos, adquirindo noções básicas sobre o processo.

A clínica realiza diariamente entre 15 e 20 exames no turno da manhã, proporcionando ao final do treinamento uma casuística prática estimada de 150 a 200 exames. Além disso também consta do cronograma noções teóricas sobre técnica endoscópica e patologias mais comuns do trato digestivo superior, noções básicas de funcionamento dos equipamentos e aspectos técnicos dos mesmos, dicas de manutenção preventiva e corretiva.

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:

  • Realizar uma endoscopia alta diagnóstica com segurança, eficiência e em tempo adequado, do ponto de vista técnico.
  • Coletar de forma satisfatória os variados tipos de biópsias e o envio adequado ao laboratório de patologia, com as informações clínicas necessárias.
  • Manusear os equipamentos endoscópicos com o cuidado necessário para reduzir a incidência de manutenções corretivas.
  • Respeitar a requisição do colega solicitante sempre que factível.
  • Reconhecer as mais variadas patologias comuns ao dia-a-dia do endoscopista e saber descrevê-las.
  • Ter noções de conduta relacionadas a patologias com indicação de terapêutica.
  • Realizar polipectomias mais simples.
  • Prevenir e manusear intercorrências da prática endoscópica corriqueira.
  • Emitir laudos descritivos com clareza e correção técnica e de terminologia.
  • Sugerir condutas complementares em determinadas patologias.
  • Ter a capacidade de reconhecer seus limites pessoais e dos procedimentos e saber quando precisa de auxílio.
  • Avaliar as condições do paciente na alta para casa após a sedação.
  • Compreender o fluxo de pacientes, profissionais e rotinas dentro de uma unidade de endoscopia.
  • Elaborar um consentimento informado adequado ao procedimento endoscópico.
  • Conhecer as implicações legais relativas ao exercício da endoscopia digestiva.
  • Manter relacionamento interativo, colaborativo e respeitoso com a equipe de trabalho e com os pacientes.

O curso consta de 2 módulos com duração de uma semana cada (5 dias úteis – segunda à sexta no período da manhã), podendo ser realizado de forma contínua ou separadamente, desde que compreendido dentro de um período máximo de 2 meses. A clínica SERVIDDA está localizada no centro histórico de Porto Alegre, em frente à Santa Casa de Misericórdia, em local de fácil acesso para quem vem de qualquer ponto da cidade, ou até mesmo de fora dela. A capital gaúcha oferece uma boa oferta de hotéis, muitos deles no próprio centro histórico, com possibilidade de deslocamento a pé até a clínica.

 

Se você estiver interessado entre em contato conosco que esclareceremos suas dúvidas.

Celular e Whatsapp – (51) 9 9914.5647 || (51) 9 9985.2217 || (51) 9 9147.1825

Telefone da clínica: (51) 3062.4541

E-mails: liane.servidda@gmail.com || dr.oliveiramarcio@gmail.com || dr.jack@terra.com.br